the table is on the book

Vou fazer a nerd agora e contar um pouco sobre como anda a faculdade, sob a ótica de um calourinho de design! Acabo de chegar na metade da terceira semana, e me encontro bem esperançoso em relação a algumas matérias [História da Arte e Introdução ao Design] e um pouco desiludido com outras [Desenho Técnico e Meios de Representação]. Na aula de hoje, o Roy decidiu começar quebrando o gelo e fazendo um exercício meio besta mas muito esclarecedor: pediu pra desenharmos um Fusca e, do outro lado da folha, a logo da Coca-Cola. São coisas que a gente já viu trilhões de vezes, mas se pá nunca reparou nos detalhes, e a importância de ser observador é uma tecla na qual todos os professores têm sapateado incessantemente. Taí o resultado da experiência:


Não tá tãaao ruim se você clicar aqui e comparar com o original, né? Caguei no pára-choque apenas [nossa, não faço IDÉIA de como escrever pára-choque no novo português] e na perspectiva, porque essa droga de carro parece estar ocupando os eixos x, y, z e ç da realidade alternativa onde ele existe. Já a Coca está com um leve gostinho de fail:


OI, que que é essa voltinha MAROTA ali no C da Cola? AHAOIHAOIAHA! A original, que dá pra conferir aqui, tem uma curva muito mais sapequinha. Concluí afinal que realmente, observar os detalhes é essencial pra desenhar direito. Mas bah, nem ligo mointo porque meu futuro é sentado na frente de um computador, produzindo obras puramente eletrônicas como essa daqui, que eu fiz pra aula da Prof. Dolores Umbridge Rita:


Qualidade tá meio paia senão ia ficar muito pesado pra loadear, no papel ficou mais legal. Ela pediu pra gente se descrever em uma folha A4, usando principalmente signos visuais. Eu não sou muito chegado em piras subjetivas demais, daquelas que exigem horas de reflexão pra interpretar, entao fui bem direto e colei ali um pouco de tudo que passa na minha cabeça. Lógico que as coisas ruins, nas quais eu prefiro não pensar, também fazem parte do que eu sou e deveriam estar retratadas junto. Mas preferi deixá-las de fora porque não vou sair me desnudando num A4 pra sala toda ver, néam?

Outra coisa interessante foi na aula do Franzoi, de História da Arte. Ele questionou qual era a grande diferença entre se expressar e se expressar artisticamente. Afinal de contas, porque é que aquele quadro no museu é arte e meu desenho que eu fiz no caderno não? Aí super que levantei a mão e passei a geral pra galera: por causa do contexo. A maioria das pessoas que não entende uma obra, é porque não tem conteúdo suficiente ou a calma de parar e entender quando, onde e a quê aquela obra remete. A pira boa foi que ele concordou entusiasticamente e eu fiquei bem realizado! Porra, vai dizer que não dá uma raiva quando tu tá escutando uma banda foda e linda [The Mars Volta hehehe] e vem algum animal dizer que aquilo é um lixo? Antes de abrir a boca e pagar de burro, vá aprender a história do CD, a proposta da banda, o gênero onde eles se encaixam e dar uma lida nas letras. Depois, venha falar comigo de novo!

Agora vou dormir, pois estou mais pregadão que Jesus. Beijosmil ok

6 comentários:

pra lá de esclarecedor seu post amigo. os detalhes são realmente essenciais nas nossas profissões. ontem aprendi que pra tornar uma foto mais atraente, quando o objetivo é sensual, as pupilas da modelo devem estar um pouco mais dilatadas. imagina! enfim, eu apareci no seu trabalho de aula aee! xD

18 de março de 2009 às 04:23  

Amigue, mesmo nas nossas colagens digitais a observação é importante. Mas a gente sempre pode fazer um download de uma referência bem gostosa né? (a/c plágio).
Tenho um zine pra fazer, acho que vou tematizar sobre o medo. Tematizar existe?
Enfim. Tenho umas idéias bem legais, mas quero que meu amigo mais inteligente e antendo veja elas e diga "eu aprovo".
:*
Te amo sempre, Bryan, até quando a gente não se fala no intervalo.

18 de março de 2009 às 04:30  

antendo é antenado.

18 de março de 2009 às 04:30  

Não tem problema em não saber escrever pára-choque, você também não sabe escrever idéia (ideia, sem acento e bem tosco)

18 de março de 2009 às 09:29  

mentira que idéia perdeu o acento! sério, morri

18 de março de 2009 às 11:03  

O Roy te dá aula? Se pá é o mesmo Roy qye dá aula na UNERJ.
É o menor mundo do mundo inteiro.

18 de março de 2009 às 13:38