a loose bolt of a complete machine

Informática é um negócio nervoso. Vamos admitir. Não há nenhum usuário de computador/internet que nunca tenha sentido vontade de cagar sangue de tanto ódio dessa tecnologia maldita que nos escravizou. Digo escravizou porque o meu comportamento em relação a essas coisas, por exemplo, é doentio e digno de pena. Quando a internet funciona, fico ansioso e psicótico em relação a tudo que eu tenho que ler/fazer/jogar/escrever/assistir nela porque é muita coisa e nunca dá tempo. Se a internet não funciona, viro um zumbi sem propósito que vaga pela casa chutando as coisas e lendo as Tititi's e Conta Mais's que eu encontro no banheiro ou na sala. Todo o meu bom humor vai embora. Eu começo a falar sozinho [ou com o computador, se eu ainda estiver tentando resolver a treta] e reclamar de tudo que tá errado na minha vida. Sem brincadeira! Mas tem alguns erros que são recorrentes: são coisinhas pequenas, à toa, mas que sempre voltam à sua vida e te fazem querer mastigar a escrivaninha de frustração. Taí os mais clássicos na minha rotina:

I - Abri a pasta Meus Documentos. Começo a fazer aquelas transações rotineiras: deletar inutilidades, guardar downloads no lugar, cortar, copiar e colar. Aí eu colo um vídeo na pasta Meus vídeos. Não dá nada. Aperto ctrl+v de novo nessa porra. Nada ainda. Volto lá pra ver se o ctrl+c foi dado errado. O vídeo não tá lá! E agora? Lóoogico que ele já foi colado na pasta certa, mas nem deu as caras pra mostrar que tava tudo bem. É de uma insensibilidade que eu vou te contar, hein? Quer dizer, vou ter que ficar dando F5 em tudo que eu faço agora, é isso? Clicar duas vezes numa foto e dar um F5 pra ela aparecer? Me poupe!

II - O Quick Launch, essa temeridade. O nome sugere uma facilidade, uma coisa prática! Quick porque é rápido, e launch que lembra lanche que lembra comida, que é uma coisa gostosa! Oba! Rápido e gostoso então? NAH. Não mesmo. Nos três primeiros meses pós-formatação/inauguração ele vai que é um cuque: a partir daí, resolve fazer corpo mole, ficar todo branco e travar a tela, enfim, ser pau no cu mesmo.

III - Hoje acordei verborrágicooo! Tô olhando pra essa caixa de texto aqui e tá me dando um tesão loco, nossa! Vou digitar tuoooodo que eu penso, minhas ideologias, vou colocar todo o meu eu nessa caixa gostosa, que delíciaa! E me expressar! Compartilhar! Que é pra isso que serve a internet! Uaaau, deu mais de 20 linhas, que sucessoooo! Agora só falta apertar aqui em enviar e...

- Página não encontrada.
[redigindo esse parágrafo, chorei uma lágrima de pesar por todos os textos fantásticos que eu já perdi antes dessa época em que vivemos agora, onde quase tudo tem autosave. mas hoje em dia ainda perco coisas como formulários pra preencher e comentários/scraps]

IV - Você precisa entrar no MSN pra falar com seus amigues. Tá que o Photoshop, o Winamp, o Firefox, o uTorrent, um vídeo, um PDF e alguns explorers estão abertos. Mas você acha que tá tudo mara, vai dar certo. PC véio dá conta! Aí clica ali, espera logar... tá entrando... os ícones piscando alternadamente ali no relógio dão aquela afogadinha e... entrou! Num frenesi de empolgação e vontade de mostrar serviço, o MSN decide te mostrar todo mundo que tá online! Com pop-ups. Janelinhas. Que sobem uma atrás da outra, umas 37, e causam aquele lag querido que leva cinco minutos pra passar.

V - É hora de transferir arquivos! E quem é o rei da mídia removível hoje em dia, senão o nosso amigo pendrive? Mas o pendrive sofre preconceitos. Não é aceito em todos os lugares, não. De vez em quando tu enfia ele no USB e o Windows faz a fresca: "Houve um erro e o Windows não pôde identificar esse dispositivo. Tente reconectá-lo e, se não funcionar, substitua o dispositivo". Essa é a melhor parte: substitua o dispositivo. Lógico, Windows! Agora mesmo estou jogando numa tigela de inox e tacando fogo nesse meu pendrive pra comprar outro. Foda-se o que tem dentro! Foda-se se eu paguei 80 pila nele! A regra é clara: substitua o dispositivo.

Lógico que além desses, existem muitas outras safadezas pequenas, do tipo: os dois cliques parecem estar desregulados e tu nao consegue nem abrir uma pasta. Tu vai cancelar a impressão de um documento porque deu pau na impressora, e ele fica no "excluindo" pra sempre. Tu liga o computador de madrugada e ele GRITA o sonzinho inicial pro bairro todo pois você esqueceu de abaixar o volume. O computador nem liga na tua frente e quando chega na assistência, na frente do técnico, funciona como novo. FFFFFFFFFUUUUUU!

Mas uma curiosidade que eu tenho : como são nos outros OS's do mundo? Eu só uso Windows XP, então queria saber se essas coisas também acontecem no Vista ou Mac. Ou deixe nos comments alguma outra mania que te irrita dessas máquinas nojentas!

7 comentários:

eu uso o Windows Vista, e eu acho lindo. erros? vejamos.. às vezes meu iTunes simplesmente retorna pra configuração incial; quando eu recorto alguma coisa e colo em outra pasta utilizando o menu do Windows Explorer, geralmente o arquivo acaba na pasta raiz da pasta que eu realmente queria que ele caísse (FFFUUU! completo). posso falar de hardware? as porras dos meus teclado e mouse do notebook NÃO FUNCIONAM MAIS! e essa é uma das coisas mais erradas em minha vida. por isso, se algupem quiser fazer uma doação pra eu comprar um notebook novo, fale com o dono desse blog lindo que ele passa conta e agência do banco ;]

3 de abril de 2009 às 04:14  

Hi, I´m a Mac...
Nem meu Vista dá problema, Mac então nem se fala, parece que os deuses da informática decidiram dar uma folga pra galera e fizeram o Mac OSX, amo.
In Jobs we trust

3 de abril de 2009 às 07:02  

Cara, o meu note tá funcionando dum jeito lindo desde que o comprei. Tenho Windows Vista e acho que nunca encontrei problemas.. Ah, tem o fato de que, se eu abrir muitas páginas de MySpace e Youtube ao mesmo tempo no Firefox, o resultado é: silêncio. Nada toca, nada vai, nada volta, tudo fica. Por isso uso o Google Chrome, que só me dá raiva por não ter a facilidade do Ctrl+click em todas as páginas.

Mas com certeza minha MAIOR raiva nessa vida na informática pode ser descrita por duas simples e conhecidas equações:

CTRL + ALT + W = ?
CTRL + W = ALT + F4


FFFFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUU

3 de abril de 2009 às 09:40  

acabei de me lembrar de uma muito boa: download que vai até 99% e TRAVA. nunca acontece com downloads pequenos, só os acima de 100 Mb.

3 de abril de 2009 às 12:30  

acabei de lembrar de outra coisa que me deixa FFFUUU: no Vista quando clico em Remover Dispositivo com Segurança aparece MAIS UMA JANELA PRA DAR OK! FFFUUU TOTAL! no XP era tão mais bom!

4 de abril de 2009 às 08:15  

Ay, estou quase uma membra da Academia Brasileira de Letras hoje, de tanto que estou periquitante para escrever. Bry diz:
Dedy, crie seu próprio blog e pare de querer monopolizar minha pagina de comentários, diga algo suscinto e corente FFFFFFUUU.

Ok, em primeiro lugar , querido COMPRE um MAC, o peça pra alguma amiga muito rica pra caralho te dar um ( me escolhe, me escolhe ). Com ele nao tem muita treta não viu? Eu enfio milhões de coisas (uy) nessa gostosura e nem por isso ele deixa de inicializar em 1min. Não precisa de nenhum antivirus e suas atualizações preguiçosas, tem a tecla F3 que substitui com muito mais categoria o Alt+Tab. Então, é só alegria? NÃO!
Você precisa de todos aqueles programas do Adobe, claro, tem todos pra Mac, mas zeentchy quão dramático é esse procedimento quando o ponto é achar cracks que funcionem, MINHANOSSASENHORADATECNOLOGIA, é um parto. Fora isso são os atalhos todos desconhecidos para toda a eternidade, não não é só substituit COMMAND por Ctrl NÃÃÃO.
Fora isso, COMPRE um MAc, já disse?

5 de abril de 2009 às 08:58  

ESQUECI!
MSN pra Mac, que desgraça, você se acostuma a não ter a barrinha piscando quando estão falando com você, se acostuma a não poder usar a web cam ou a conversa de audio. MAS NÃO, NAO se acostuma a não ter msn plus e todas aquelas maravilhas supérfluas!

5 de abril de 2009 às 09:03